Caro Ninguém,
Tenho tido dificuldades para retomar a escrita destas cartas, a falta de tempo é a principal delas; mas estou cansada de falar sobre isso. Hoje, quero agradecer a sua companhia e aproveitar para me apresentar aos novos Ninguém que chegam toda semana graças às recomendações de amigos e do próprio Substack. Fico até sem jeito!
Não sei se vão achar algo de interessante por aqui, mas se quiserem ficar, vou adorar!
Como hoje, 01/10, é meu aniversário e estou completando 34 anos, preparei uma edição com 34 curiosidades sobre mim pra quem chegou agora me conhecer melhor.
1. Nasci em São Luís-MA
Apesar de a minha família ser majoritariamente do estado do Rio, um pequeno desvio me fez nascer na Ilha do Amor, pra onde só voltei uma vez desde que nasci.
2. Moro em Niterói-RJ
Volta e meia escrevo exaltando meu país Niterói e suas águas escondidas.
3. Escrevi meu primeiro poema aos 8 anos de idade
Era sobre a minha escola e suas árvores frutíferas. Desde então nunca parei de escrever poesia.
4. Sou apaixonada pelo mar
Um sonho ainda por realizar: ver baleias
5. Adoro colecionar
De brinquedos de kinder ovo a lápis, conchas e livros, bonecas, miniaturas de perfumes e até borrachas.
6. Sou noveleira
Inclusive estou mais noveleira do que nunca. Além da nova das nove, Mania de você — que me dá mais angústia que prazer de assistir tamanhos são os furos da trama, mas ainda assim não largo —, tenho acompanhado todas as reprises do Canal Viva. Estou particularmente encantada com as tramas de Corpo a Corpo, em que Glória Menezes faz uma vilã disfarçada de boa moça que promove a ascensão profissional de sua rival para se vingar de um amor do passado e criar um desequilíbrio de forças no casamento de Antonio Fagundes e Débora Duarte, mas eventualmente é desmascarada por sua enteada Malu Mader; e Cara e Coroa, em que Christiane Torloni, uma presidiária pobre, assume o lugar de sua sósia (que depois se revelará sua gêmea) rica para sair da cadeia e precisa remendar as relações partidas de uma vida que não é dela. Tem algo de fascinante nas tramas de novelas pré-celular.
7. Sou tradutora (inglês/português)
Português e inglês eram minhas matérias favoritas na escola e um dos meus passatempos em tempos pré-uso-massivo-de-internet era traduzir letras de músicas que eu gostava. Mas a ideia de me tornar tradutora só veio depois que me formei em jornalismo e, sem muitas perspectivas de trabalho na época, cursei uma especialização em tradução e finalmente encontrei minha turma — literalmente; fiz grandes amigos nesse curso.
Infelizmente ainda não traduzo literatura, só textos técnicos, a maioria não creditada. Mas tem um conto da Angela Carter que eu traduzi na especialização que você pode ler aqui.
Atualmente estou fazendo mestrado em Estudos de Literatura com ênfase em tradução de poesia e espero publicar essas traduções no futuro.
8. Sou escritora publicada
Além desta newsletter, tenho dois livros de poesia: É na cacofonia que eu me escuto (Caravana, 2022), e Amor Recreativo (Patuá, 2023); e duas plaquetes de poesia de publicação artesanal: Fruteira (2022) e Galeria de dias normais (2024).
E ainda tem um terceiro no prelo: O livro das pedras, a ser publicado em breve pela Cachalote.
9. Adoro fotografia
O que não quer dizer que sou uma fotógrafa de mão cheia, mas faço uns cliques inspirados de vez em quando. Tenho até uma câmera de lomografia.
10. Já vivi na Inglaterra
Estudei cinema numa graduação-sanduíche. E escrevi um blog inteiro sobre essa experiência.
11. Fiz teatro na adolescência
Meus papéis mais importantes foram Julieta em Romeu e Julieta, Titânia, Rainha das Fadas, em Sonho de uma noite de verão, e Jocasta, em Édipo Rei. E a narradora/escritora da peça O mistério de Feiurinha. Cheguei a fazer vestibular para teatro, mas como atriz eu era uma ótima escritora.
12. Fiz dança do ventre
E me apresentei num palco mais de uma vez. Tenho os figurinos até hoje.
13. Escrevo diários desde os 10 anos
14. Fiz aulas de piano na infância
Pratiquei num pianinho de brinquedo por alguns meses até ganhar um teclado pra chamar de meu.
15. Nunca quebrei nenhuma parte do corpo
Mas já engessei parte da perna devido a uma luxação causada por um acidente num brinquedo da escola.
16. Em compensação, tenho 10 cicatrizes
Tirando uma de cirurgia, todas as outras são de pequenos acidentes, incluindo a vez em que atravessei uma porta de vidro e outra em que quebrei uma xícara lavando a louça na copa do escritório em tempos de CLT.
17. Estudei francês no Canadá
Em pleno 2012.
18. Já fui entrevistada para um documentário
Sobre escritoras independentes, quando lancei meu primeiro livro na Flip de 2022.
19. Já produzi um documentário
Na época da Inglaterra, sobre a experiência de ser estrangeiro e os sentimentos mistos de estar fora do seu lugar de conforto e ainda assim saber que é o seu lugar.
20. Sou uma pokemaníaca
Dos primeiros jogos de gameboy que eu jogava uma versão em disquete até o vício coletivo do Pokemon Go, a minha jornada de treinadora segue firme e forte.
21. Tenho uma medalha do Guiness World Records
Uma tentativa falha de quebrar um recorde estúpido tipo embrulhar uma pessoa em jornal o mais rápido possível, parte de uma dinâmica de grupo num evento de networking em Londres.
22. Escalei um morro sem querer
Foi com um amigo em Edimburgo. O plano era subir uma colina com vista pra cidade toda. Erramos uma curva e acabamos escalando o pico mais alto do conjunto de colinas, e ainda pelo lado mais pedregoso. A descida, pelo menos, foi suave.
23. Trabalhei nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016
Seis meses de treinamento, trabalho e doidera que davam um livro.
24. Meu crush de adolescência era o Orlando Bloom
Fiz até poema pra ele.
25. Adoro carnaval
E vestir várias fantasias!
26. Publiquei uma reportagem numa revista literária
Meu diário da Flip 2023 relatando a experiência de lançar o Amor Recreativo. Você pode ler a matéria completa na Revista Lira.
27. Queria ser sereia quando era criança
Graças à Ariel e à Madison de Splash — Uma sereia em minha vida
28. Fui repórter por um dia
Durante o curso de cinema na Inglaterra, fiz parte do clube de TV da universidade e fui repórter por um dia entrevistando alunos na boate do campus.
29. Fiz pole dance
Arrumei um corte no tornozelo na segunda aula e nunca mais voltei.
30. Troquei poemas com um namorado na adolescência
Durante quase dois anos alimentamos um caderninho com poemas melosos que escrevíamos um para o outro. Seguimos caminhos separados no amor, mas ainda convergimos na poesia.
31. Já passei um aniversário em Paris
Trés chic!
32. Não consigo andar de bicicleta sem levar pelo menos um tombo
33. Já tive gatos
E morro de vontade de ter novamente!
34. Vou participar da Flip 2024
Dessa vez, não só vou levar livros para vender e autografar, como vou participar de três mesas da programação paralela! Se for na Flip, não deixa de me dar um abraço!
Agenda – Flip 2024📅
Meus livros estarão à venda no estande do Coletivo Escreviventes na Praça Aberta (Areal do Pontal)!
Quarta-feira, 09/10
19h30 Sarau das Escreviventes na Casa Tyiwaras & Tikunas
Quinta-feira, 10/10
16h Mesa “Literatura e feminismo a 4 vozes: as mulheres na literatura independente” na Casa da Leitura e do Conhecimento (SECECRJ)
20h Mesa “Poesia – Inspiração e transformação – Pluralidades” na Casa Pagã
Sexta-feira, 11/10
16h Mesa “Outra dúvida:/ Não sei se é/ amor/ ou / minha vida que pede/ socorro." Eunice Arruda” na Casa Gueto
20h Sarau das Escreviventes na Casa Caravana
Sábado, 12/10
14h Lançamento da plaquete coletiva “Repara a bagunça” (Primata) na Casa Gueto
Me segue no Instagram para saber mais! @lulumilk
Esta publicação é gratuita, mas se você gosta do que escrevo e gostaria de me apoiar para além da leitura, pode me pagar um café no pix: luiza.leite.ferreira@gmail.com
Feliz aniversário atrasado! 🍃🌄
Meus parabéns, muito axé!!