Dezembro é a sexta-feira dos meses, li por aí nas redes sociais. O fim do ano é o fim não porque o ano termina e nada será como antes, mas porque já estamos cansados de carregar o resto do ano nas costas, ou de empurrar os problemas com a barriga. Em dezembro, ta todo mundo cansado, com 37 confraternizações, amigo oculto, ceia de natal, viagem de ano novo e aí acontece de ninguém ter tempo pra nada. Mesmo com tanta correria, algumas pessoas arrumaram tempo em dezembro para me abraçar nos dois lançamentos de Amor Recreativo. Isso é que é prestígio.
Enquanto as escolas encerram seus ciclos e professores e estudantes entram de férias, muita gente segue trabalhando normalmente no fim do ano, às vezes com uma redução na carga horária, outras vezes com picos de demandas urgentes que precisam ser acomodadas antes das festas, como se não houvesse amanhã. Um dia pode ser que não haja amanhã, mas, por enquanto, haverá. Uma desaceleração nos departamentos de coisas urgentes urgentíssimas cairia bem nessa época do ano.
Eu mesma estou correndo atrás do prejuízo e tentando acomodar 45 pendências antes do Natal pra conseguir descansar um pouquinho e planejar minhas resoluções de Ano Novo. É tempo de encerrar e inaugurar novos ciclos.
Por aqui, ainda não comecei a escrever as resoluções para 2024. Mas uma delas certamente inclui manter essa newsletter. Espero conseguir trazer textos mais bem elaborados e menos corridos (como esse, escrito de véspera). Talvez eu precise diminuir a frequência de postagem, ou alternar edições de ensaios mais densos com edições de recomendações, como faz a
.O que você, que me lê, gosta e gostaria de ler mais nas Cartas para Ninguém? Me conta nos comentários.
Últimas leituras
Newsletters📰
Se você procura recomendações de filmes, séries, jogos, livros e músicas, o Prêmio Valekers Melhores do Ano 2023 reúne a nata das produções de 2023. E não é para me gabar não (claro que é), mas eu emplaquei 2 recomendações nesse pódio. Vai lá conferir:
Livros📚
Malangue, Malanga, de Wilson Alves-Bezerra (poesia). Editora Iluminuras
Carmen, Moisés Nascimento (poesia). Editora 7 Letras.
Tocar o terror, Tatiana Pequeno (poesia). Editora Cult.
Semana passada eu li O som do pólen derramado, da Yara Fers. Essa semana publiqueu uma resenha dele lá no meu blog (que também está no Instagram como @leialuizablog).
Eu registro os livros que leio no GoodReads há uns 10 anos. Aqui tem uma retrospectiva das minhas leituras do ano, se quiser saber o que mais eu li por aí.
P.s.: se for comprar livros ou qualquer outra coisa na Amazon, usa o meu link de associada? Esses trocados de comissão me ajudam demais.
Agenda📅
Online
Segunda-feira, 18/12, das 19h30 às 21h, Casa de Poetas com o livro Caderno de anotar motivos da Júnia Paixão. Vai rolar um bate-papo com a poeta e leituras de poesia. Todo mundo é bem-vindo, mesmo quem não tenha lido o livro, basta se inscrever neste formulário. Mas, caso queira participar com propriedade, o livro da Júnia está disponível em ebook no Kindle. Se comprar pelo meu link de associada eu ainda ganho uns trocados. ;)
Até 22/12 a editora Primata está recebendo originais para a chamada de plaquetes de poesia, que são publicações curtas e em geral temáticas. Leia mais sobre a chamada no site da editora.
Rio de Janeiro
Terça-feira, 19/12:
Sarau Ponte de Versos, organizado por Tereza Cristina Rocque da Motta, editora da Ibis Libris. Das 18h às 21h na Livraria Blooks de Botafogo, no Espaço Itaú de Cinema (Praia de Botafogo, 316).
Lançamento coletivo das autoras Andreia Fernandes, “Quando a lua sangra”, (vencedor do Prêmio Carolina Maria de Jesus) e Elaine Araújo Brito, “Por que éramos nós”. Das 19h às 22h, no foyer do Estação Net Rio (Rua Voluntários da Pátria, 35, Botafogo).
Lançamento de “Teoria da Ressecção”, livro de poemas da Tatiana Pequeno, às 19h30 no Oscar Selvagem Pub (Rua Paulo Barreto, 121, Botafogo).
Amei a colagem! Gostaria de ver mais colagens Adoro textos improvisados, tem algo de revelador ao mesmo tempo de mistério. Ambos vem do pouco tempo para elaborar, a gente deixa escapar mais sobre o interno mas também não revela muito por saber que não tem aquela reflexão que gostaríamos. Da espaço pra curiosidade! Se me perguntar, diria pra continuar ;)
Já fez a resolução de 2024? Eu vou fazer lá pro dia 11, na lua cheia, junto a primeira lunação do ano ☺️
Amei estar nessa listinha de recomendações! Nesse fim de ano, fica todo mundo meio zureta, mas espero que você consiga encontrar boas oportunidades para respiro. Que venham as edições de 2024!