A carta de hoje é curtinha e chega atrasada porque ainda estou me recuperando da semana de grandes eventos.
A Flip foi um acontecimento. Reencontrei muitos amigos, conheci novos. O lançamento de Amor Recreativo na Casa Gueto foi um momento delicioso, recheado de abraços e sorrisos. O Sarau do Coletivo Escreviventes foi outro lindo momento. Cerca de 50 mulheres recitando poemas, muitas pela primeira vez.
Estou preparando um diário da Flip contando em detalhes toda a experiência desse ano. Em breve compartilho aqui.
Mal tive tempo de processar tantas conversas, tantos encontros e já fui atirada em outra festa: a 1ª edição da Festa Literária Internacional de Niterói, Flin. Fui convidada de última hora para lançar o livro no evento, que teve Martinho da Vila como homenageado (e inspiração para o título dessa carta). Mais abraços, mais sorrisos. Estou plena de amor.
Escrevo essa edição meio capenga depois de passar a tarde caminhando pelo meu bairro. De manhã assisti à peça Diário de Bitita, baseada na obra de Carolina Maria de Jesus, parte da programação da Flin. Prestigiei amigos autores de Niterói e depois caminhei em direção ao mar, à praia da Boa Viagem. Praia cheia, apesar do vento incômodo e da água escura (porém, balneável).
Passeei pela orla, parei num quiosque pra descansar os olhos, apreciar a vista. Respirar. Assentar um pouco a emoção de ontem que me deixou embriagada de tanto carinho, tanto furor, e depois me esvaziou. Sempre que fico longe de casa demoro um tempo pra voltar. Por isso corro pro mar. Corro pros lugares e ruas que já percorri tantas vezes, vendo se está tudo no lugar, se algo mudou enquanto estive fora. Quando era criança, a primeira coisa que fazia ao voltar de viagem era correr pro meu quarto, meu cantinho, visitar os meus brinquedos, confirmar que estavam todos ali, me esperando. Hoje Niterói é o meu cantinho, de onde saio para viver grandes aventuras, mas para onde eu sempre volto e encontro aconchego.
Leituras da semana📚
Cabeça do cão na fenda do muro, Armando Martinelli. Editora Patuá (poesia)
Mínimos,
. Edição da autora (poesia)Noticiosas, Thaís Campolina. Edição da autora (poesia)
Outras leituras📰
Agenda📅
Encerramento do curso do Núcleo Feminismos no Sesc Niterói. Sábado, 09/12, das 10h30 às 11h15. Rua Padre Anchieta, 56.
Lançamento de Amargo, de Alê Magalhães. Domingo, 10/12 das 10h30 às 14h30 no Capitu Café, Espaço Alienista. Rua Cosme Velho, 174.
Muito obrigada por recomendar minha publicação! Você fez meu dia! ♥️✨
Niterói é lindo demais. Bom te ler